O Projeto
Memorial, museu, centro de memória, centro cultural são conceitos que se sobrepõem e se confundem.
O Memorial Achiropita Orione no Bixiga foi concebido com o intuito de oferecer um conteúdo diferenciado, uma perspectiva diferente ao público para que se aproxime da paróquia Achiropita e das Obras assistenciais a partir de uma abordagem que promove um processo de apropriação e preservação do patrimônio Histórico, Religioso, Humano e Cultural do território.
Além disso, o espaço perpetuou, com sua fundação, o centenário da primeira viagem de São Luís Orione ao Brasil em 2021. O imóvel sito à Rua Treze de Maio n.432/436, pertencente à Província Nossa Senhora da Anunciação foi destinado especialmente à instalação do Memorial, cuja função seria primordialmente propiciar a construção do acervo de memórias no Bixiga, de caráter material e imaterial, tendo como ponto de partida a devoção à Achiropita e a ação do carisma Orionita, e com a participação de religiosos e leigos.
Os principais objetivos do Memorial são a formação, acolhimento e transformação de mentalidades, atuando como um centro de estudo e pesquisa, espaço multiuso à disposição da comunidade, escolas e instituições do entorno; para tanto, contará com uma programação contínua, de eventos, lançamento de livros, exposições permanentes e itinerantes, cursos de educação patrimonial e preservação da memória, entre outros.
Constituição atual e gestão do Memorial
O Memorial foi planejado como personalidade jurídica de filial das Obras Assistenciais, com CNAE específico relacionado à atividades culturais, turísticas e educacionais, o que permite que o Memorial concorra a editais públicos e privados específicos de captação de recursos próprios para manutenção de suas atividades, à exemplo do ocorrido com o PROAC conquistado em 2021 para finalização das obras do prédio.
O funcionamento do Memorial está relacionado ao Conselho de Administração, representando a ação plena e conjunta das Obras Sociais da Paróquia Achiropita, a Província Orionita e membros de notório saber especialmente convidados para esse fim, cuja missão é zelar pela manutenção dos valores, crenças e propósitos do Memorial, bem como dar suporte para obtenção das infraestruturas necessárias para que o espaço atinja seus objetivos.
A operacionalização das atividades foi iniciada com a constituição de uma comissão, que posteriormente evoluiu para um Conselho de Gestão, composto por membros da Paróquia Achiropita e da comunidade do bairro – comerciantes, artistas, instituições culturais e moradores. Também participam do Conselho de Gestão especialistas em áreas estratégicas para a realização de estruturação do acervo, história, patrimônio material e imaterial.
Histórico do Memorial
Os primórdios do projeto do Memorial remontam ao ano de 2.006, com a organização de uma pequena mostra durante a 80ª Festa de Nossa Senhora Achiropita, que fez sucesso com o público visitante do evento.
Em 2019 a proposta foi impulsionada a partir da conquista de um espaço próprio e permanente, que propiciou a oportunidade de ampliar o conceito de Memorial, com a preservação e aprofundamento do conhecimento da história do Bixiga e sua importância na formação da cidade de São Paulo, fatos que se fundem com instalação da Igreja de Nossa Senhora Achiropita no bairro e às obras assistenciais de São Luís Orione.
